Mobilidade Urbana em São Paulo: Por que usar bicicleta

Data da Publicação:

17 de novembro de 2021

Categoria:

Blog

Tempo de Leitura:

8 min.

A mobilidade urbana em São Paulo é conhecida por sua complexidade e pelas estratégias alternativas de melhorar a locomoção dentro de uma capital tão populosa. Mesmo tendo um sistema de mobilidade composto por vários modelos, desde transporte público, até o uso intenso de carros dentro da cidade, há anos ainda é um desafio controlar esse fluxo usando o meio motor. Por isso, umas das principais alternativas que têm surgido nos últimos tempos, com influência de países desenvolvidos, que pensam em meios de transportes inteligentes, é a opção de usar bicicletas como potencial de deslocamento dentro da metrópole. Continue a leitura para descobrir por que usar bicicleta como meio de transporte é uma boa ideia! 

Tempo de leitura: 06 minutos. 

Usar bicicleta para se locomover em São Paulo? Parece ser uma excelente alternativa para melhorar a sua mobilidade dentro da metrópole. Mas como inserir isso em uma rotina dentro de uma cidade de 1.521 km² de área? Aqui na VL Barros, usamos os nossos anos de experiência como uma incorporadora para reunir informações referentes a essa inovação na mobilidade urbana da capital paulista. Durante a leitura vamos te ajudar a decifrar essa incógnita, que pode aumentar as suas alternativas de locomoção através de uma nova possibilidade usada em países de primeiro mundo.

Durante o artigo, será fácil identificar as vantagens de usar bicicletas como meios de transporte na cidade de São Paulo, e como é uma opção eficiente proporcionando praticidade e agilidade na rotina de uma família, principalmente se a agenda de compromissos presenciais está lotada. 

Bom, que os desafios de mobilidade urbana na capital paulista são muitos, você já sabe. Agora, você precisa conhecer os principais pontos de dificuldade e saber identificar as principais estratégias para melhorar os seus hábitos de meios de transporte dentro da cidade de São Paulo: 

  • Imensos congestionamentos em qualquer hora do dia;
  • Superlotação do transporte público;
  • Problemas com limitação de horários de transporte público;
  • Pouca conscientização por parte da maioria da população.

A solução para a sua paz diária é mais simples do que imaginamos: Opte por trajetos inteligentes com bicicleta!

O potencial de deslocamento de bicicletas 

Liberdade, flexibilidade e custo benefício definem as bicicletas como meios de transporte. Ter a possibilidade de se locomover sem precisar ficar horas no trânsito, ou dividir o metro quadrado do metrô/ônibus com muitas outras pessoas, é um forte fator de qualidade de vida através da mobilidade urbana! Mas quais as vantagens de pedalar e como inserir esse hábito na vida corrida de cidade grande? É o que abordamos na sequência. Nos acompanhe!

Bicicletas como um meio de transporte de primeiro mundo!

Mobilidade como exercício e qualidade de vida 

Emagrecer, ganhar fôlego e até fortalecer os músculos… Pedalar pode mudar a sua vida através de benefícios saudáveis.  Andar de bicicleta é um exercício que ajuda a queimar calorias de forma mais eficiente devido à aceleração do metabolismo, ou seja, é eficiente em queimar gorduras e em fortalecer os pulmões através da resistência adquirida com a constância. 

Além do benefício de saúde física, pedalar também proporciona altos níveis de endorfina e serotonina, hormônios que causam sensação de prazer, provenientes de exercícios físicos. 

Mobilidade urbana verde: consumo zero de combustível, emissão zero de carbono 

Você já pensou no impacto que o uso de carros proporciona ao meio ambiente? 

Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com informações coletadas em 2020, a região de São Paulo possui aproximadamente 7 milhões de veículos. Sendo assim, o impacto da poluição na cidade é alto, afetando diretamente o meio ambiente e a vida dos moradores.

Sem precisar usar combustíveis para gerar movimento, a bicicleta como meio de transporte ajuda a manter o ar mais limpo. Afinal, mais uma pessoa se locomovendo de bicicleta, é menos uma pessoa se locomovendo de carro e liberando carbono no ar. Assim, a bike atenua os efeitos nocivos que o trânsito intenso causa nos grandes centros urbanos. 

Mobilidade urbana verde: consumo zero de combustível, emissão zero de carbono.

AH! Mas como ir de bicicleta se o meu compromisso é do outro lado da cidade?

Uma excelente opção para este dilema, muito comum em uma cidade tão grande como São Paulo, é utilizar a bicicleta apenas em um trecho do caminho até o trabalho ou até outros compromissos. É o que acontece com os ciclistas que utilizam a estação Guilhermina-Esperança para estacionar suas bicicletas e seguir o caminho com o metrô.

Pense estrategicamente, utilizando a bicicleta para complementar o caminho, já ajuda a pegar menos uma linha (ou algumas linhas) de metrô por dia, diminui o tempo de locomoção dependendo do local de origem e ainda é possível ter uma maior flexibilidade de horários diante da liberdade da bicicleta. 

Em 2001, o bicicletário da estação foi inaugurado já com mais de 200 sócios. Desde então o número de ciclistas que deixam a bike ali não parou de crescer. O futuro é se locomover de bicicleta! 

Menos combustível, menor o custo! 

Além do fator sustentável, não usar combustível também é uma boa estratégia para economizar dinheiro. Se for possível fazer o trajeto inteiro de bicicleta e ainda todos os dias, é uma diferença significativa nas finanças proveniente da sua mobilidade alternativa.

mobilidade urbana são paulo bicicleta
Já pensou em economizar na gasolina?

Fazendo as contas de quanto você gasta com gasolina, diesel ou álcool para trabalhar todos os dias, você vai levar um susto com o valor que poderá economizar se, pelo menos, intercalar os dias com bicicleta. 

Dica da VL Barros

Além de usar a bicicleta estrategicamente como um meio de transporte eficiente, você ainda pode usar para momentos de lazer. Conhecer lugares de bicicleta já proporciona outro ambiente quando sabemos que não vamos pegar trânsito ou enfrentar o metrô lotado para passar o dia no parque. Como uma dica da nossa equipe, para os momentos de lazer, listamos as ciclovias que você não pode deixar de conhecer na metrópole paulista! 

  • Avenida Calim Eid e Parque Linear Tiquatira;
  • Avenida Paulista: são 2,7 quilômetros de eixo principal e muitos quilômetros de conexões;
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima: ciclovia com 17,9 quilômetros de extensão e conexões;
  • Parque do Ibirapuera: em 1,6 milhão m² com muito espaço para pedalar;
  • Parque Villa-Lobos: 732 mil m² de área verde com ciclovia;
  • Parque do Carmo: mais de 1,5 milhão m² e uma grande ciclovia;
  • Ciclovia Rio Pinheiros: uma extensa ciclovia com 21,5 quilômetros.

Ficou mais claro como as bicicletas podem influenciar positivamente na sua locomoção? Para finalizar esse artigo, destacamos 3 passos para te ajudar a começar! 

3 passos que podem te ajudar a inserir esse novo hábito de mobilidade urbana na sua vida e da sua família

  1. Adquirir a bicicleta ideal, confortável e que melhor combina com o seu estilo de vida. 
  2. Use o google maps para ajustar a sua rota e planejar o tempo necessário. 
  3. Alinhar seus horários e definir uma rotina  que fará sentido dentro da rota do seu novo meio de transporte! 

Aplique a sua nova rotina e aproveite novas estratégias de qualidade de vida! 

mobilidade urbana são paulo

O sonho de morar com qualidade de vida em São Paulo pode ser realizado através dos nossos empreendimentos. Conheça outros temas em nosso blog que podem te ajudar com informações sobre São Paulo ou com orientações referente a compra do seu apartamento novo: 

Agradecemos por nos acompanhar até aqui. Nos siga nas redes sociais e até logo!