Como decorar o seu home office?
Data da Publicação:
3 de novembro de 2021
Categoria:
Blog
Tempo de Leitura:
6 min.
Com o crescimento do trabalho remoto, decorar o home office se tornou um assunto em voga, principalmente para quem deseja aproveitar ao máximo o ambiente de trabalho em casa.
Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, diversas empresas adotaram o home office em março de 2020, tornando a rotina dos colaboradores mais segura, mas ao mesmo tempo gerando um novo desafio: como separar um lugar de casa para usar durante o horário de trabalho? Com o home office, muitos tiveram de se adaptar, improvisar um espaço ou transformar um ambiente para exercer as funções de trabalho dentro de casa.
Algumas das empresas já retomaram as atividades presenciais, outras seguiram no modo híbrido (dividido entre trabalho presencial e remoto) e outras tornaram o trabalho remoto definitivo! Ou seja, o home office improvisado na mesa de jantar, no sofá ou em um cantinho qualquer já não funciona mais.
O ambiente influencia – e muito – a produtividade de qualquer um nos seus deveres. Para te ajudar a enfrentar o desafio de ter um espaço home office funcional e confortável, separamos algumas dicas abaixo:
Em um cenário ideal, a melhor forma de ter um ambiente perfeito para trabalhar em casa seria um cômodo exclusivo para isso, diminuindo distrações e interações com outras pessoas que moram com você.
Entretanto, nem todos podem contar com esse espaço exclusivo. Como solução alternativa, você pode separar um espaço de um quarto (principal ou de hóspedes), já que quartos são cômodos mais silenciosos. A sala também pode ser uma opção, mas tome cuidado com o uso da televisão e procure se posicionar em um local que você consiga focar visualmente no seu trabalho.
Além do espaço, você precisa de alguns móveis base para ter um home office funcional. Uma mesa de apoio e cadeira ergonômica são essenciais, uma vez que você passará grande parte do dia na mesma posição.
Uma tábua de compensado com mãos francesas pode ser uma ótima e econômica opção de mesa. Além de poder ser feita sob medida, conforme a sua necessidade, pela falta de pés de apoio proporciona mais espaço para abrigar outros itens abaixo da bancada!
Parece brincadeira, mas a cadeira que você vai escolher para o seu home office faz toda a diferença. Uma cadeira confortável – chamamos isso de ergonomia – tem efeito direto na qualidade das suas entregas. Não parece, mas é verídico: além de aliviar a pressão sobre a sua coluna vertebral, também incentiva a concentração e motivação.
Para longas jornadas de trabalho, torna-se necessário o uso de cadeiras que auxiliem o seu corpo nesse tempo. Lembre-se: quando seu corpo está confortável, você pode produzir com mais qualidade sem descartar o cuidado da sua saúde.
Nem toda decoração tem a função de apenas tornar o ambiente mais bonito. Alguns itens podem ajudar a melhorar a ergonomia e qualidade do seu ambiente de trabalho em casa:
Na hora de decidir as cores das paredes e dos elementos de composição do home office, fique ligado! As cores podem influenciar em como você desempenha seu trabalho, afetando sua criatividade e produtividade.
Cores mais claras e neutras podem contribuir para um ambiente mais leve e relaxante. Já tons vivos como amarelo, laranja e vermelho podem ser grandes ativos de criatividade. Tons mais escuros como marrom, preto e cinza podem passar a sensação de isolamento, tornando sua capacidade produtiva mais baixa.
A inclusão de plantas nos cômodos da casa não é mais considerada apenas uma questão estética, passou a ser também uma forma de beneficiar a saúde. Com a pandemia, as pessoas sentiram a necessidade de ter mais contato com a natureza, mesmo dentro de seus lares. Essa forma de contato com o mundo natural faz com que as pessoas se sintam mais motivadas, inspiradas e produtivas.
Vale lembrar que além da função emocional e estética, incluir plantas no seu home office também melhora a qualidade do ar, afinal, assim como as árvores, elas conseguem absorver o gás carbônico do ar e auxiliar na umidificação, ajudando a evitar doenças respiratórias, irritações no nariz e nos olhos, ressecamento de pele e alergias.
Algumas das melhores espécies para ter dentro de casa são as suculentas, violetas, cyclamen, fitônia, espada de São Jorge, cactos e bambu da sorte, por exemplo.
Nada como um canto que tem o seu jeito de ser, não é mesmo? Então, você pode usufruir de elementos para a decoração que tem a ver com você ou com todos aqueles que utilizam o espaço. Além de plantas você pode usar fotos, porta copos, post its, porta lápis e livros.
Mantenha o seu home office organizado. Lugares organizados colaboram para sua concentração e também para a sua saúde. Utilize componentes como nichos, prateleiras, gaveteiros, porta utensílios e estantes a seu favor, colocando todos os objetos que são extremamente necessários para o dia a dia em um lugar mais acessível, deixando guardados os itens que você não usa muito.
Desse modo, você consegue deixar o que precisa sempre à mão e seu espaço de trabalho estará sempre organizado.
Quer ter um espaço para chamar de seu e ainda estar perto do que você precisa? Conheça apartamentos na Zona Leste de São Paulo próximos ao metrô.