Tecnologia e o seu uso na construção civil
Data da Publicação:
26 de abril de 2023
Categoria:
Blog
Tempo de Leitura:
4 min.
O avanço da tecnologia, bem como seus resultados para o mundo dos negócios, é inegável. Atualmente, na indústria da construção civil, várias empresas estão usando a tecnologia para aperfeiçoar seus processos, melhorar a produtividade e obter resultados satisfatórios. A tecnologia está mudando a maneira como os negócios são realizados e executados na construção civil.
Tempo de leitura: 07 minutos.
Planejar uma obra envolve muita complexidade. A tecnologia pode ajudar a tornar o processo de planejamento mais rápido e preciso. Softwares de projeto 3D permitem aos engenheiros criar projetos tridimensionais rapidamente e com extraordinário nível de detalhamento. Estes projetos permitem a visualização de obras antes mesmo de a construção começar. Além disso, a tecnologia pode ajudar a gerenciar melhor os custos, calcular estatísticas precisas de gastos e evitar desperdícios.
Então vem conhecer algumas das tecnologias que vêm se destacando no mercado!
Nos últimos anos, o uso da tecnologia na construção civil se tornou fundamental para empresas que buscam se destacar no mercado. Neste artigo, conheça 4 tecnologias que estão ganhando espaço no setor:
A automação na construção civil é uma área que tem sido desenvolvida com sucesso através da introdução de sistemas avançados de computação, robótica, controle de processos, dispositivos de medição e outras ferramentas tecnológicas. Para reduzir o tempo de construção, a maioria dos projetos de construção civil hoje conta com equipamentos especializados, como guindastes, retroescavadeiras, plataformas elevatórias etc., assim é possível detectar, localizar e monitorar as atividades que ocorrem no canteiro de obras.
O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia que permite aos profissionais da construção criar modelos de projetos 3D precisos e detalhados. O BIM permite que todas as partes envolvidas no projeto colaborem, compartilhem dados e informações e colaborem entre si. O BIM também pode ser usado para aumentar a segurança e otimizar o uso de recursos na construção civil.
A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são tecnologias que permitem visualizar e interagir com objetos em três dimensões. Estas tecnologias permitem que as empresas visualizem seus projetos de construção de forma realista e interajam com eles para validar sua precisão. Além disso, a VR e a AR também permitem que os profissionais envolvidos na construção colaborem entre si, permitindo que as equipes trabalhem remotamente juntas.
O Steel Frame é feito com aço, o material mais forte para uso econômico na construção civil. Dessa forma, a estrutura de aço oferece maior resistência a danos físicos, vibrações, tremores de terra, intempéries e incêndios. O Steel Frame também garante estabilidade às construções, e é menos suscetível a infiltrações, vazamentos e outros problemas comuns em construções mal projetadas a partir de materiais mais frágeis.
A tecnologia permite que as empresas de construção civil projetem, construam e gerenciem seus projetos com mais eficiência, economia e praticidade. Com ajuda da tecnologia, as empresas conseguem desenvolver projetos mais seguros, de qualidade e ambientalmente saudáveis.
A VL Barros é uma empresa de construção civil que sempre respeita o meio ambiente em seus processos construtivos. E busca aprimorar constantemente os processos de produção, manutenção e controle de qualidade de seus serviços. Por meio da tecnologia, a VL Barros busca desenvolver soluções que melhorem seus serviços, mantenha os custos baixos e, acima de tudo, satisfaçam seus clientes, fornecendo serviços de alta qualidade e seguros.
Por isso, não perca tempo e venha investir conosco! Somos uma construtora em São Paulo atualizada nas tendências do mercado para garantir sempre o melhor que a construção civil pode oferecer a seus clientes.
Gostou deste artigo sobre tecnologia e o seu uso na construção civil? Então acesse nosso blog e acompanhe nossas redes sociais para saber mais!
Leia também:
Até breve!