Como a proximidade ao transporte público aumenta a valorização dos empreendimentos na zona leste
Data da Publicação:
27 de novembro de 2024
Categoria:
Mercado imobiliário
Tempo de Leitura:
6 min.
A relação entre transporte público e imóveis zona leste é um dos fatores determinantes para a valorização de empreendimentos imobiliários na região, permeiam desde as áreas da periferia até o centro.
Antes de cogitar a compra de um imóvel, uma questão que deve ser analisada antes é a mobilidade urbana, fator fundamental que influencia o comportamento dos residentes e determina os valores das propriedades.
A região metropolitana que abrange toda São Paulo conta com diversos transportes públicos, como ônibus, metrôs e trens. Essa variedade de meios de locomoção é fundamental para facilitar o dia a dia dos moradores, assim como também para valorização no mercado imobiliário.
A compra de um imóvel é um marco importante na vida de qualquer pessoa, por conta disso é essencial que certos aspectos sejam levados em consideração para garantir o melhor negócio. Um dos critérios de maior relevância, especialmente quando analisamos a conexão entre transporte público e imóveis na zona leste, é a proximidade com estações de metrô, pontos de ônibus e outras opções de mobilidade urbana.
Nesse sentido, quando se trata de valorização imobiliária, o transporte público tem seu destaque, oferecendo estrutura não só em termos de mobilidade, mas sendo muito benéfico para ampliar a expansão do comércio local.
Regiões que possuem acesso às estações de metrô, como Vila Matilde, Bresser-Mooca e Penha, estão num processo de desenvolvimento constante, reforçando que essa proximidade pode elevar a média de preço em até 20%. Por meio disso, os bairros em questão vêm se tornando alvo de moradores e investidores que buscam priorizar a qualidade de vida ou seus interesses financeiros.
A zona leste conta com várias opções de transporte público. Em busca de melhor atender as necessidades de locomoção dos moradores da região, nos últimos anos, esforços foram direcionados para oferecer uma infraestrutura de mobilidade e transporte, se tornando um facilitador para acessar diferentes bairros de São Paulo.
Na intenção de prestar um bom serviço aos usuários de transportes coletivos, a Prefeitura de São Paulo tem buscado soluções eficazes para facilitar o dia a dia dos moradores que utilizam o meio de locomoção para ir e vir. Ao longo dos anos, o Programa de Metas da Prefeitura entregou diversas faixas exclusivas de ônibus, que abrange várias áreas da Zona Leste, como a região de José Bonifácio, da Mooca, da Penha, de Sapopemba e diversas áreas da cidade.
O sistema de transporte sobre trilhos passará por uma expansão em diversos trajetos da região metropolitana de São Paulo, o metrô, trens e monotrilho fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e projetos como esses são uma forma de facilitar a locomoção e viabilizar o deslocamento da população.
Durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), colaboradores do Metrô-SP deram mais detalhes sobre as obras que estão em andamento. Veja os detalhes a seguir:
Aos motoristas que são adeptos e não abrem mão de circular pela cidade com seu veículo próprio, entenda que as possibilidades de deslocamentos nessa área são muito bem planejadas, isso devido ao acesso às principais vias urbanas – Avenida Radial Leste e Marginal Tietê – que facilitam a locomoção graças a ligação dos bairros do entorno ao centro e as demais regiões de São Paulo.
Morar em regiões com fácil acesso ao transporte público proporciona uma série de benefícios, dentre eles, a acessibilidade tem maior relevância, permitindo que os moradores evitem engarrafamentos e cheguem o mais rápido possível aos seus destinos.
Outra vantagem é a comodidade, áreas que possuem acesso a transporte público geralmente tem uma infraestrutura maior que em lugares mais afastados. Nada melhor do que ter uma variedade de opções de lazer e comércios bem perto de você, como mercados, farmácias, bares e restaurantes, simplificando as ações do cotidiano e podendo evitar a locomoção para longas distâncias.
Regiões que oferecem transporte público possuem um número maior de pessoas transitando aos arredores. Sendo bem planejadas e constantemente conservadas, tendem a ser mais policiadas, garantindo aos transeuntes maior proteção e segurança durante o trajeto.
Escolher uma residência próximo de estações de metrô ou pontos de ônibus é uma alternativa eficaz para quem deseja reduzir o uso de seu automóvel. Além disso, também é benéfico tanto para a diminuição do tráfego de veículos quanto a poluição que é bastante prejudicial ao meio ambiente.
A infraestrutura de transportes públicos é um dos pilares essenciais para a valorização do mercado imobiliário na zona leste. Os avanços nas linhas de trem, metrô e monotrilho, somado aos acessos estratégicos às principais vias da cidade, elevam a região a um patamar de ascensão e constante evolução.
Essas mudanças cooperam para a facilidade de deslocamento e associada à ampliação de comércios e serviços locais, favorece os moradores, sendo o ponto-chave para a promoção de acessibilidade, segurança e convivência diária.
Com diversas vantagens a região se tornou um polo bastante atrativo, tornando-se um destino promissor para novos empreendimentos. Decidir investir na zona leste te garante mais que mobilidade eficiente, é apostar na segurança de um futuro sustentável, moderno e conectado ao crescimento econômico.
@ 2023 VL Barros Incorporações - Todos Direitos Reservados.