Conheça as vantagens do Steel Frame na construção civil

Data da Publicação:

5 de julho de 2023

Categoria:

Blog

Tempo de Leitura:

6 min.


Com a economia cada vez mais evoluída e consciente, os empreendimentos modernos precisam ser criados de maneira eficiente. Para isso, são usadas diversas tecnologias e métodos de construção modernos, funcionais e sustentáveis. Continue lendo!



Nos dias de hoje, as pessoas estão a cada dia em busca de imóveis com matérias-prima que sejam eficientes, sustentáveis, duráveis e de rápida construção, como é o caso do Steel Frame.



Mas, como funciona o Steel Frame e por que ele é utilizado? Neste artigo trataremos sobre as vantagens, características, benefícios e diferenciais desse método na construção civil. Confira a seguir!


O que é o Steel Frame?

Steel frame é um sistema construtivo de estruturas leves que utiliza perfis de aço para criar edificações. Esta estrutura é eficiente, prática e versátil, pois permite que a construção seja adaptada aos mais diversos padrões de arquitetura.


Esse modelo construtivo é o principal sistema utilizado nos Estados Unidos e Japão, e é uma das melhores soluções para quem deseja construir uma casa ou empreendimento sustentável, tecnológico e com um bom custo benefício. Confira os benefícios do Steel Frame!


Vantagens do Steel Frame

Essa tecnologia é uma ótima opção para quem busca edificar empreendimentos modernos, eficientes e com altíssima qualidade. As características e diferenciais desta estrutura a tornam vantajosa e ideal para construções.


Maior resistência e durabilidade

O Steel Frame é leve, pois é feito de perfis de aço, e resistente, logo, é a estrutura perfeita para construções, podendo suportar os impactos de intempéries, e tornando o empreendimento mais seguro.


As paredes de Light Steel Frame suportam mais carga que as paredes de alvenaria e são, em média, 70% mais leves do que as paredes convencionais. Ou seja, além do melhor aproveitamento da área construída, as paredes de LSF são mais efetivas.


Por exemplo: uma casa de 100 m² de alvenaria pesa em torno de 5 toneladas totalizando estruturas de paredes e coberturas, enquanto com o LSF, estrututura de aço, o peso fica em torno de 1,5 toneladas.


Além disso, o material também é muito flexível, o que permite que a estrutura seja modificada ou expandida facilmente. Isso o torna o extremamente versátil, uma vez que permite que a construção seja adaptada a diversos padrões arquitetônicos, conforme as necessidades do projeto.


Menor custo e maior rapidez

Esse modelo construtivo possui um menor custo de produção, instalação e manutenção.


A estrutura não exige consertos nem reparos a curto e nem médio prazo, e também gera melhor resistência em questão de acabamentos como pintura e revestimento externo, já que as juntas evitam trincos e fissuras responsáveis pela necessidade de manutenção.


Outra grande vantagem é que a estrutura é pré-fabricada, logo, é mais fácil de instalar do que a maioria das estruturas convencionais, como as de alvenaria, por exemplo. O trabalho é realizado de forma ágil, o que economiza tempo na obra.


O tempo de execução de uma obra em construção a seco pode ser entre 4 e 6 vezes menor do que uma construção tradicional em alvenaria. Como o sistema de construção a seco geralmente é mais leve, possibilita uma redução significativa de carga na estrutura da construção, e consequentemente reduz os custos estruturais da fundação.


Construção a seco

O Steel Frame é chamado de método de construção a seco, pois a utilização de água é somente nas fundações, ou seja, é mínima.


As obras que utilizam esse método consomem 5L de água por m² construído, enquanto nos canteiros de obra convencionais o gasto com água é drasticamente maior, podendo chegar a 500 L/m², de acordo com estudos da Associação Nacional da Indústria Cerâmica – ANICER, fazendo do método uma ótima alternativa.


Sustentabilidade

O Steel Frame é um sistema sustentável, já que utiliza materiais recicláveis.


Um sistema tradicional gera em torno de 25% de entulho, com a utilização do Light Steel Frame (LSF), temos a redução desse número. A maior precisão na hora de construir uma estrutura em aço reduz o impacto ambiental, pois evita a compra de material excedente e desperdício.


O uso de placas cimentícias, aço e drywall significa menos desperdício de materiais, economia de energia e menor custo com logística. Confira os números:


  • Desperdício na recepção e armazenamento de matérias-primas 

LSF: 1%


Alvenaria: 3% 


  • Desperdício no processo de aplicação do drywall ou placas cimentícias 

LSF: 5%


Alvenaria: 17%.


Além disso, a estrutura apresenta isolamento térmico, reduzindo entre 30 e 40% a temperatura externa para interna, mantendo sempre uma temperatura próxima do ambiente (24-26°), e isolamento acústico, reduzindo a transmissão sonora que se propaga através das paredes, potencializando e melhorando o desempenho acústico dos ambientes internos. Isso garante economia de energia e conforto aos moradores.


Em relação à alvenaria, o desempenho acústico pode variar de 38/39 dB em tipologias com blocos classe C 14x19x39cm e gesso com 05 mm de espessura nas duas faces, enquanto o painel de LSF suporta em média 46/48dB com a lã de pet e gesso internos.


A lã de Pet é produzida com base na lã de garrafa Pet, e possui como principais vantagens:


  • Matéria-prima 100% reciclável;
  • É antialérgica;
  • Não prolifera bactérias e mofo;
  • Não retém umidade;
  • É atóxica.

Por todas essas razões, o Steel Frame tem se tornado uma opção cada vez mais atraente para quem deseja construir com rapidez, segurança, conforto e sustentabilidade. É uma opção visada tanto por construtoras que buscam se destacar no mercado da construção civil, uma vez que o LSF é normatizado pela ABNT – as diretrizes e normas utilizadas no sistema construtivo –, bem como por famílias que buscam conforto e segurança para o lar.


Um dos empreendimentos que oferece construção com Steel Frame é o novo lançamento da VL Barros.


Para não perder nenhuma novidade do que está por vir, cadastre-se em nossa lista de e-mails e fique por dentro de tudo!