Como a taxa SELIC influencia o mercado imobiliário?
Data da Publicação:
2 de março de 2022
Categoria:
Blog
Tempo de Leitura:
5 min.
A taxa SELIC é um índice fundamental quando o assunto é economia brasileira e está presente nas principais discussões entre investidores. Sendo assim, a taxa SELIC afeta diretamente o mercado imobiliário. Mas o que é de fato essa taxa e como ela funciona? São as principais dúvidas entre investidores iniciantes ou para quem sonha em conquistar o imóvel próprio. Neste artigo, vamos te ajudar a entender de uma vez por todas esse assunto. Continue a leitura!
Tempo de leitura: 04 minutos
Sobretudo, entender a taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é um dos primeiros passos para quem está planejando investir em imóveis. Entender o conceito desse índice que influencia a economia do país, e estudar o seu comportamento, é fundamental para obter sucesso em todos os tipos de investimentos, inclusive no mercado imobiliário.
Nesse artigo vai ficar claro para você:
A taxa SELIC é uma taxa básica de juros, ou seja, é o principal índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se baseiam. Além disso, a taxa SELIC é utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas em títulos públicos federais.
Contudo, a Selic é a principal ferramenta do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e também manter o volume de dinheiro em circulação no país. Ou seja, o objetivo com ela é basicamente garantir a estabilidade da economia brasileira e evitar descontroles de preço, que podem causar a perda do poder de compra da moeda.
Sem mistério, o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne dois dias seguidos, 8 vezes por ano para definir a taxa de juros com base no contexto atual e nos estudos para as expectativas futuras sobre a economia brasileira.
Basicamente, a redução da taxa SELIC é utilizada para aquecer a economia. Isso porque ao reduzir os juros sobre os empréstimos, bem como os rendimentos pagos pelas aplicações financeiras, o consumo da população e o investimento das empresas na produção são estimulados.
Bom, com o aumento da taxa SELIC, certamente haverá também um reajuste no valor do financiamento imobiliário.
Por exemplo: em um contrato indexado à SELIC, se a taxa SELIC subir de 2%, consequentemente a taxa de financiamento acompanhará esse movimento, aumentando o valor das prestações do imóvel.
Ou seja, essa taxa interfere diretamente no formato de compra de imóveis caso você queira financiar um, e também caso você tenha um imóvel para vender, afinal, quanto mais facilitado o financiamento, mais fácil de efetuar a venda.
Por se tratar de bens de alto valor, a venda de imóveis é muito sensível ao crédito. De forma clara, com um possível aumento da taxa SELIC, menos pessoas estarão dispostas ou qualificadas a financiar, o que diminui a procura, e desacelera o preço dos mesmos.
Do contrário, caso a SELIC caia 2%, por exemplo, haverá uma queda nas taxas de financiamento imobiliário, o que amplifica as chances de adquirir um imóvel, acelerando a procura.
Além disso, se a oferta não acompanhar o mesmo movimento poderá haver uma valorização dos bens.
Segundo o blog financeiro Casa Mineira, na última reunião do COPOM, realizada entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2021, o Comitê de Política Monetária optou pelo aumento da taxa básica de juros em 150 pontos base, elevando a SELIC de 7,75% para 9,25%.
Sabe-se que entre 2016 e 2020, o Copom optou por manter uma redução constante da taxa Selic, que caiu bruscamente de 14,25% para apenas 2% ao ano (o menor patamar da história). E o que isso gerou? Basicamente facilitou o financiamento imobiliário, diminuindo o valor da parcela e proporcionou um aumento da procura por imóveis. Logo, a alta procura desencadeou uma valorização dos imóveis.
Somos uma incorporadora que constrói empreendimentos com alta qualidade na capital paulista, com preços acessíveis. Sempre pensando na valorização do imóvel, priorizamos uma localização privilegiada e um planejamento de planta inteligente, aproveitando ao máximo o espaço do terreno e entregando qualidade aos compradores.
A nossa empresa também é sinônimo de credibilidade na região. Nos destacamos pela atuação de projetos residenciais na região metropolitana de São Paulo, com transparência e qualidade como pilares fundamentais dos nossos processos.
Além disso, temos um relacionamento sólido com a Caixa, facilitando a burocracia que envolve a compra de um apartamento na planta.
Que tal ler mais sobre o mercado imobiliário, incorporações em São Paulo e investimentos? Confira o nosso blog para entender mais sobre esses conteúdos! Separamos 3 posts específicos que podem interessar:
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para a sua busca por conhecimento! Nos vemos em breve, até mais.